PLATAFORMA GEOPANTANAL

23/03/2017

 

O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta, sendo considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pela UNESCO e patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988. Apesar de sua importância ambiental, o Pantanal está sendo ameaçado pelos usos antrópicos sem planejamento, em especial na região das nascentes ou cabeceiras dos rios – localizados na região do planalto e reconhecidas legalmente como Áreas de Preservação Permanente (APPs). Porém, a maior das ameaças que o Pantanal ainda enfrenta que é o desconhecimento.
 
O Instituto Homem Pantaneiro deu um passo importante ao enxergar que essa última ameaça pode ser solucionada com o uso da tecnologia. Com o apoio da AgroTools, empresa brasileira especializada em geotecnologia e monitoramento remoto, foi desenvolvido o Sistema de Informações Geográficas Plataforma Geopantanal que sistematiza e disponibiliza, em ambiente web, dados de satélites combinados com dados de campo (monitoramento ambiental e pesquisas) possibilitando o diagnóstico da situação das nascentes e APPs do Pantanal. 
 
Ao possibilitar o acesso e intercâmbio dos dados e a visualização geográfica da região, a Plataforma Geopantanal constitui-se em uma valiosa ferramentas para orientar as políticas ambientais e o trabalhos dos vários setores envolvidos na proteção e conservação  do Pantanal. Embora tenha caráter científico, trata-se de um banco de dados dinâmico e de grande alcance, cujas possibilidades de uso são incontáveis. Por isso, toda colaboração é bem-vinda: de pesquisadores, ONGs ribeirinhos, turistas ou moradores da região.
 
Para conhecer a Plataforma Geopantanal acesse <  http://geopantanal.agrotools.com.br > 

Instituto Homem Pantaneiro © 2015.