EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO

30/05/2017

O IHP desenvolve sistematicamente ações de formação, atualização e treinamento dirigidas a atores que atuam em ações de conservação e preservação do Meio Ambiente, em especial na região do Pantanal. Dentre os projetos permanentes destacam-se o Curso de estratégias para conservação da natureza e o curso de campo do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) /Campus Pantanal.


Curso de estratégias para conservação da natureza

Voltado para oficiais das unidades de policiamento ambiental do Brasil, o curso oportuniza troca de experiências, aprimoramento técnico e a elaboração de projetos visando a preservação e a conservação de biomas. A primeira edição aconteceu em 1992, por iniciativa pessoal do Ten. Cel. Rabelo e apoio do Fundo Mundial para Natureza (WWF), desde 2005 o curso foi incorporado ao portfólio de projetos do Instituto Homem Pantaneiro. Em 2014, ao realizar sua 12ª.edição, o curso contabilizava, entre seus resultados:

  • Treinamento direto de cerca de 600 oficiais de todo Brasil, sendo os oficiais-alunos estimulados a multiplicar os novos conhecimentos em suas unidades de origem.
  • Desenvolvimento de atividades conjuntas entre PMs ambientais de estados que compartilham biomas, como a Mata Atlântica e o Pantanal.
  • Contatos entre as PMs ambientais, organizações (governamentais e não governamentais) e instituições de pesquisa, possibilitando o desenvolvimento de atividades conjuntas.
  • Debate sobre o papel das PMs Ambientais na Política Ambiental no Brasil., estimulando a participação das PMs Ambientais nos vários fóruns sobre o tema.
  • Produção coletiva sobre condições de trabalho e propostas das PMs Ambientais entregues aos comandos gerais de cada estado.
  • Criação da homepage PM Ambiental do Brasil com informações sobre o trabalho das unidades de policiamento ambiental do Brasil e espaço para denúncias.


Conheça o site da PM Ambiental do Brasil www.pmambientalbrasil.org.br


Relatórios do curso Estratégias para Conservação da Natureza

Relatório CECN 2009 [+]

Relatório CECN 2012 [+]

Relatório CECN 2013 [+]

Relatório CECN 2014 [+]


Colaboram com este projeto: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, ICMBio, Agência Nacional de Águas, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, SOS Mata Atlântica, Panthera, Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, Sociedade de Proteção e Pesquisa a Vida Selvagem e Educação Ambiental, Instituto de Justiça Ambiental, Permian Global, Faculdade Salesiana de Santa Tereza, FNSP, Ministério da Justiça, Ministério do Meio Ambiente, WWF, Conservação Internacional (CI)


Curso de Campo (apoio)

Em sua prática de otimizar recursos e promover o diálogo entre as organizações que atuam no Pantanal, o IHP tornou-se parceiro do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Entre os resultados desta parceria está a utilização da área da RPPN Engenheiro Eliezer Batista e RPPN Acurizal sob a gestão do IHP, para a realização de atividades de monitoramento e pesquisa, o que contribui para ampliar o conhecimento da região.
 

Instituto Homem Pantaneiro © 2015.