MEMORIAL HOMEM PANTANEIRO

30/05/2017

Dentro da proposta do IHP de valorização do patrimônio histórico-cultural da região, o projeto museográfico Memorial Homem Pantaneiro visa a preservação da memória e a divulgação da identidade cultural regional. Ainda em fase de construção, quer propiciar ao visitante um encontro com a cultura pantaneira, envolvendo-o por meio de uma narrativa poética com comentários de Manoel de Barros, reflexões de Guimarães Rosa, pontuados com contos de Abílio de Barros. Os processos históricos na formação do ethos pantaneiro serão expostos em suportes didáticos, artes cênicas, documentários e vídeo instalações.

O Memorial abrigará também espaços para exposições temporárias, biblioteca e sala de vídeos. A reforma do local já foi concluída, porém a implementação do projeto museográfico está na fase de captação de recursos.

O museu funcionará no edifício Casa Vasquez & Filhos, onde também funciona a sede do IHP, Trata-se de um dos prédios históricos mais importantes da cidade de Corumbá-MS e representa um período de efervescência econômica e cultural da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e recuperado pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura.


Casa Vasquez & Filhos

Histórico: Projetada pelo arquiteto italiano Martino Santa Lucci, a construção da Casa Vasquez & Filhos teve início em 1892 e sua inauguração aconteceu em 1900. No andar térreo há um grande salão aberto, de pé-direito duplo, com um mezanino em uma das laterais. Uma escada de madeira, que leva ao 2º andar, e uma divisória de madeira art-nouveau, provavelmente onde funcionava o Caixa da Casa Comissária. Os pilares são metálicos, estrutura independente, e fechamento com tijolo, elemento de construção não existente na região na época. O local foi restaurado pelo Programa Monumenta em 2006. Antes da reforma sofreu depredações e processo de deterioração e infiltração, ao longo de décadas de abandono por antigos proprietários.

 

                            

Casa Vasquez antes da recuperação                                                          Casa Vasquez & Filhos recuperada

 

Saiba mais sobre o projeto de recuperação da Casa Vasquez vendo o vídeo abaixo.

Instituto Homem Pantaneiro © 2015.