O projeto Cabeceiras do Pantanal tem como objetivo proteger as nascentes e áreas de preservação permanente (APPs) da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Várias organizações se uniram ao IHP/Rede do Amolar neste esforço.
O projeto Cabeceiras do Pantanal tem como objetivo proteger as nascentes e áreas de preservação permanente (APPs) da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Várias organizações se uniram ao IHP/Rede do Amolar neste esforço. Com o auxílio da geotecnologia e levantamentos de campo será realizado um diagnóstico da situação dessas nascentes e APPs. A Plataforma Geopantanal (acesse aqui) vai sistematizar e disponibilizar, em ambiente web, dados de satélites combinados com dados de campo (monitoramento ambiental e pesquisas) da região de abrangência do projeto. Os resultados obtidos vão orientar os esforços de mobilização de todos os setores para a proteção e conservação das nascentes e APPs do Pantanal.
Parceiros: Rede Mato-grossense de Televisão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal, Agrotools.
Apoio: Eureka Comunicação, Ibama, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Almir Sater.
Promoção: IHP/ Rede do Amolar
→ Como você pode participar: - Conheça as fontes de água de sua região; - Denuncie aos órgãos competentes as irregularidades observadas; - Participe em projetos ou campanhas de proteção das águas; - Conheça o Comitê de Bacia de sua região e participe das reuniões; - Acesse nossos subsídios sobre nascentes e as cabeceiras do Pantanal; - Compartilhe essas ideias em seu local de trabalho e pelas redes sociais.