Galeria de Fotos

Araquém Alcântara

Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. Seu trabalho, de notoriedade internacional, tornou-se hoje uma referência nacional e fonte de inspiração para os novos fotógrafos. Em sua vasta produção constam 49 livros sobre temas ambientais, 22 livros em coautoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras. 
Ele cria uma atmosfera minimalista e, voluntariamente, impõe seu olhar contemplativo, esteticamente diferenciado, que faz emergir com otimismo e esperança a exuberância da nossa natureza e a dignidade do homem brasileiro que vive nas proximidades. Um olhar politizado e esclarecedor, que também quer denunciar as injustiças e a estupidez humana na sua eterna obsessão de violentar o outro e transformar os santuários ecológicos em inóspitos desertos.
Araquém desenvolve seu trabalho, de notoriedade internacional, através da construção de uma unidade interna rigorosa, com uma narrativa coerente e envolvente. Um trabalho sem ansiedade, necessariamente exaustivo e paciente, marcado pelo encantamento de fotografar para acumular memórias e para compreender a espantosa diversidade da ainda maravilhosa Terra Brasil.
A relação com pantanal e o IHP nasceu de um encontro com o Cel Rabelo e Teresa Bracher em São Paulo, quando o fotógrafo demonstrou interesse em conhecer a Serra do Amolar. Após a primeira visita e o encantamento do fotógrafo com a região, foi firmado uma parceria que resultará em dois livros sobre os temas Vila Selvagem, Homem Pantaneiro, Amolar.
Para conhecer mais sobre seu trabalho visite o site http://www.araquem.com.br/
 
Veja algumas das imagens de Pantanal capturadas por Araquém Alcântara:
 
 
Instituto Homem Pantaneiro © 2015.