NOTÍCIAS

25/09/2019

Metodologia de Conservação para o desenvolvimento sustentável

 
Vista aérea Grande Reserva Mata Atlântica

As queimadas em áreas de proteção ambiental ainda não cessaram. A repercussão na Amazônia foi grande, mas o Pantanal e parques ambientais em Santa Catarina e Minas Gerais também têm sido vitimados pelo fogo. Nesse cenário, é fundamental fortalecer as políticas públicas de proteção e educação ambiental. O lançamento do livro "Produção de Natureza", do biólogo espanhol Ignácio Jiménez-Pérez, é um exemplo produtivo de fortalecimento de práticas de respeito ao meio ambiente com desenvolvimento sustentável.

O livro traz uma metodologia de conservação que visa ao desenvolvimento sustentável de comunidades, a qual vem sendo aplicada em dois projetos no país, na Mata Atlântica e no Pantanal.

producao natureza livro


Disponível para download gratuito nos sites da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, do Instituto Homem Pantaneiro e do projeto Documenta Pantanal, "Produções da Natureza" aborda o desenvolvimento econômico e social em áreas ambientais, mostrando que é possível gerar renda para as comunidades, de forma que seus habitantes permaneçam nas suas regiões.

As áreas de conservação podem ser desenvolvidas a partir da própria manutenção da sua diversidade. 

sustentabilidade se alicerça em práticas como as apresentadas no livro, que alinham geração de emprego e renda, respeito ao meio ambiente e desenvolvimento social. 

 

Veja abaixo um vídeo sobre um projeto brasileiro que se baseou na metodologia de Pérez: o Grande Reserva Mata Atlântica.

Fonte: https://www.greenme.com.br/informar-se/green-economy/8578-metodologia-conservacao-livro-grati

 

 
VOLTAR
Instituto Homem Pantaneiro © 2015.