NOTÍCIAS

04/11/2019

Workshop contou com aulas práticas e teóricas nas áreas da Rede

Serra do Amolar é escolhida como cenário para workshop de fotografia de Araquém Alcântara

A Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (RPCSA)foi escolhida para ser o cenário do Workshop de fotografia ministrado por um dos melhores fotógrafos de natureza do Brasil, Araquém Alcântara, considerado um dos percursores da fotografia de natureza no país e o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil.

O workshop aconteceu de 27 de outubro a 1 de novembro e contou com 12 participantes que aprenderam nesses dias em meio as belas paisagens da Serra do Amolar teorias, técnicas e práticas da fotografia.

Para o fotógrafo Araquém a Serra do Amolar é um amor antigo. “Já fiz outros workshops aqui e como dizia Manuel de Barros o Pantanal não se pode passar a régua, é um lugar com uma largueza de vista, uma grandeza impressionante de belezas. Espero continuar fazendo esses workshops, transferindo e compartilhando vivências e repartindo essas belezas”, salientou.

Equipe do fotógrafo Araquém em deslocamento para as áreas da Rede com apoio do IHP

O fotógrafo ressaltou que foi uma experiência maravilhosa esse último workshop porque no terceiro dia conseguiram presenciar o encontro com duas onças copulando no corixo. “Algo que acontece raramente, e eu pude compartilhar isso com 12 pessoas, e com certeza essas pessoas estão retornando daqui transformadas, como seres humanos melhores para enfrentar as adversidades climáticas e ecológicas que estamos vivendo, e essa é minha missão como jornalista e como fotógrafo”, afirmou.

De acordo com o Diretor de Relações Institucionais do IHP é sempre um prazer receber um fotógrafo com a visão e trabalho do Araquém. “Principalmente porque essa parceria faz parte do Projeto Alto Pantanal, que é a valorização e reconhecimento dos espetáculos que a natureza produz”, enfatizou.

O workshop contou com o apoio de equipe do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a presença de uma TV Alemã que fez gravações do curso do fotógrafo.

Para 2020 está previsto o lançamento do livro de Araquém Alcântara sobre a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar.

 

Workshop teve a participação de TV Alemã fazendo gravações

 
VOLTAR
Instituto Homem Pantaneiro © 2015.