NOTÍCIAS

14/10/2019

Instituto Homem Pantaneiro recebe Expedição Pantanal 2019

Equipe IHP, parceiros e integrantes da Expedição Pantanal 2019

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) recebeu nesta segunda-feira, 14 de outubro a equipe da Expedição Pantanal 2019, projeto do Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai (SOS Pantanal), Organização Não Governamental que tem a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável.

Na oportunidade a equipe conheceu as atividades desenvolvidas pelo IHP, assim como assistiu uma explanação sobre a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar e sobre os projetos que a instituição vem desenvolvendo, como o Projeto Cabeceiras, Projeto Felinos Pantaneiros, conheceram a Plataforma Geopantanal e o trabalho de monitoramento dos rios. Ainda na ocasião o Diretor de Relações Institucionais do IHP, Angelo Rabelo apresentou à equipe o Projeto Alto Pantanal. O fazendeiro Armando Lacerda e o Professor Jeferson da região do Taquari, acompanharam a visita e como conhecedores das peculiaridades do Pantanal também apresentaram os seus conhecimentos sobre a região pantaneira.

Durante a passagem pela região pantaneira a Expedição Pantanal também estará visitando a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar por três dias, e na ocasião além de estar em contato direto com a natureza e belas paisagens que o lugar proporciona também conhecerão de perto os projetos desenvolvidos na região.

Para o Gerente de Projetos da SOS Pantanal, Leonardo Gomes ressaltou que ficou impressionado com os programas do IHP. “Vejo que os projetos do IHP têm um foco, e são projetos se complementam no ambiental e social e é um belo exemplo para nós como organização institucional e de formação de gente. Nós parabenizamos como ficou esse arranjo institucional, esse trabalho de entrega e de profissionalismo do IHP”, salientou.

Diego Arruda, da comunicação da SOS Pantanal frisou que a ideia da SOS Pantanal é poder apresentar e documentar as belezas e os problemas que o Pantanal enfrenta. “Queremos que a SOS seja uma voz para que as pessoas saibam quem é o povo pantaneiro e o que o bioma tem enfrentado, e como podemos reverter esse problema para preservar esse paraíso que temos aqui no Brasil”, afirmou.

 

Na ocasião foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo IHP

O projeto Expedição Pantanal nasceu em 2011 e é uma co-criação entre diversos parceiros com o objetivo de visitar diversos lugares do Pantanal, observando e mostrando as oportunidades que o ecoturismo pode gerar para o desenvolvimento econômico, algo que o IHP acredita e defende.

Além disso, a ideia é apresentar e divulgar outros projetos de empresas e empreendimentos turísticos, como o do IHP presente no Mato Grosso do Sul, e que possui foco na conservação ambiental, sustentabilidade, biodiversidade e na preservação do bioma pantaneiro.

Além das atividades do IHP a Expedição Pantanal 2019 nessa edição já visitou alguns projetos de conservação ambiental do Estado, como o Projeto Arara Azul, Projeto OnçaSafari e Projeto Onças do Rio Negro. 

 
VOLTAR
Instituto Homem Pantaneiro © 2015.