NOTÍCIAS

04/11/2019

No dia do Pantanal, comitiva vai à Brasília pedir mais atenção para a maior planície alagável do planeta

Um grupo formado por 30 instituições ambientais estará reunido na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no dia 12 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional do Pantanal, região de grande importância para a conservação da biodiversidade. O objetivo é conscientizar o poder público, organismos internacionais e a população em geral, de que o Pantanal sofre ameaças e precisa de políticas públicas de proteção mais efetivas.
A data foi instituída em 2008 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em homenagem à morte do ambientalista e jornalista Francisco Anselmo de Barros, que ocorreu na mesma data, em 2005. Francelmo, como ficou conhecido, dedicou-se durante 25 anos à luta pela preservação do Pantanal.
No evento, serão apresentadas as principais ações de iniciativas e projetos de conservação, publicações e exibições de teasers de documentários. A programação ainda inclui o lançamento do site do Observatorio Pantanal, plataforma que reúne informações sobre o bioma nos três países em que está localizado – Brasil, Bolívia e Paraguai, que poderão ser acessadas pelo público acadêmico e sociedade em geral.
Apesar do alto grau de conservação do Pantanal, em comparação com os outros biomas brasileiros, este está longe de ser considerado totalmente protegido. A região está exposta a muitas fragilidades, como já mostraram vários estudos. Os incêndios florestais dos últimos meses causaram impactos ambientais ainda inestimáveis e, também, econômicos, para todos que dependem do bioma para o seu sustento. A degradação das nascentes, devido ao desmatamento, também é uma ameaça. Outro grande risco é a instalação de inúmeras Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no planalto, que afetam diretamente a planície. Há também o assoreamento do rio Taquari, um desastre ambiental sem precedentes no Brasil, que resultou em imensos desertos inundados, onde antes já haviam sido áreas de pastagens produtivas. O Pantanal corre perigo, por isso, medidas para sua proteção são urgentes.
 
Quando: 12/11/2019
Onde: Câmara dos Deputados – Brasília (DF)
Plenário a definir
Programação:
14h-17h15 (Plenário)
17h30-19h30 (Lançamentos - Salão Nobre da Câmara) 19h (Coquetel)
Contatos para entrevista: Marcos Tito – IUCN
Tel: 61 8431-6787
Fábio Eon Soares – UNESCO
Tel: 61 9975-4886
Christiane Caetano – SESC Pantanal
Tel: 65 9632-7489
Júlio Sampaio – WWF
Tel: 61 8437-4892
 
VOLTAR
Instituto Homem Pantaneiro © 2015.